Friday, April 13, 2007

Sequenciação revolucionou biologia


A sequenciação do genoma humano prometeu revolucionar a biologia quando foi anunciada a dois anos, meio século depois da descoberta da estrutura do ADN, mas há ainda muito por decifrar no "livro da vida".

"A maior parte do trabalho interessante em genética ainda tá por fazer", disse Lusa a presidente da sociedade portuguesa de genética humana, raquel Seruca. E isso porque "permanece desconhecida a função de 98% do genoma humano", anunciada a 13 de Abril de 2003 por um grupo internacional de cientistas.

Foi, no entanto, "um ponto de viragem na história da biologia e da medicina, cuja as implicações provavelmente ainda não descortinamos na totalidade", comemtou também Patrícia Maciel, da escola de ciência da saúde da universidade do minho. Corresponde, na sua perspectiva "ao achado de um manuscrito que esconde a chave de muita das nossas características, positivas e negativas, inclusive a da curiosidade de que nos leva a querer conhecê - lo e a da capacidade que alguma vez teremos de o compreender".

a nível imediato, a informação passou a estar disponível teve já impacto na possibilidade de imdentificar os genes causadores de doenças hereditárias ou que tornanm algumas pessoas susceptíveis a doenças comuns.


Fonte Jornal de notícias


Crítica

Através deste documento pudemos verificar mais uma vez, a complexidade do genoma humana. O "decifrar" deste seria um grande avanço a nível biologico e medicinal pois iria resolver muito das doenças que desconhecemos que ocorrem a nível do genoma, nomeadamente, o daltonismo, a hemofilia, a hipertricose auricular, entre outros.


No comments: